Lançado Fedora 10

f10launch

Foi lançado ontem o Fedora 10, como sempre trazendo inovações, uma lista quase completa das novidades:

NetworkManager

Suas conexões com a internet, via cabo ou wireless, poderão ser compartilhadas para outras máquinas sem complicação, com simples cliques.

PackageKit

Como prometido anteriormente, o PackageKit está sendo desenvolvido para ser o gerenciador de pacotes padrão para todas as distros, dessa forma é apresentada mais uma novidade da ferramenta. Quando necessário a utilização de um determinado codec para execução de um arquivo multimídia, o PackageKit poderá usar as informações sobre os repositórios configurados na máquina para efetuar o download do devido pacote – com a autorização do usuário, é claro. Essa novidade será expandida para instalações de fontes e aplicações em futuras versões.

Plymouth

Visando diminuir o tempo de espera para efetuar a inicialização da máquina, o Fedora 10 será lançado com o Plymouth, ao contrário do RHGB que era utilizado nas ultimas versões e que consumia bastante tempo, memória e atividade de disco. O Plymouth também irá prover uma inicialização gráfica para usuários de placas ATI recentes.

RPM 4.6

Uma das maiores atualizações e correção de bugs na história do RPM, com diversas melhorias em tratamento de erros, checagem de sintaxe e afins.

Virtualização

Essa versão contém substanciais melhorias na instalação e manutenção remota de hosts virtuais e também no provisionamento de storage. As novas mudanças possibilitam a centralização, automação e delegação em um ambiente de produção com uso “pesado” de virtualização.

Ferramenta para criação de Appliance

A nova versão do Fedora acompanha essa ferramenta, que combinada com a Fedora Remix mark, permite OEMs, desenvolvedores e ISVs a criação de novos produtos com a utilização do boa documentação do Projeto como base. Usuários podem combinar outras tecnologias com o enorme universo de liberdade do Fedora e outros softwares livres para criar soluções inovadoras.

SecTool

O Fedora 10 acompanha a novíssima ferramenta de auditoria de segurança, que permite a detecção de problemas no sistema antes que eles causem maiores prejuízos. Como isso é possível? Simples: utilize a ferramenta para efetuar os testes em uma interface gráfica bastante simples, que por ser modular, permite efetuar o teste dos itens de seu interesse.

Gnome 2.24

A nova versão do Gnome acompanha diversas novas funcionalidades, desde abas no Nautilus, até mesmo a possibilidade de baixar novos plugins para a barra de tarefas de forma bem simples. Maiores informações sobre o lançamento do Gnome, podem ser acompanhadas nas notas de lançamento do Projeto Gnome.

KDE 4.1.2

O novo KDE está recheado de novidades. Desde melhorias no Dolphin, seu gerenciador de arquivos até mudanças na composição do sistema de janelas e por fim um novo aplicativo que serve de interface para OpenStreetMap. Para a lista completa de novidades do KDE 4.1.2, leia as notas de lançamento do KDE.

Alem de tudo isso, foi criado um spin especialmente para nós brazucas, com o BrOffice.org 3.0, Firefox e muitas outras ferramente importantes para o dia-a-dia, uma ótima escolha para quem deseja ter um desktop sem complicações.

Faça o download agora mesmo 😀

Anúncios

Um pensamento sobre “Lançado Fedora 10

  1. Boa Tarde!
    Estou desde o dia do lançamento do F10, tentando fazê-lo funcionar no PC.
    Ele (SO) instala legal e roda bem, só que o icone (seta) do mouse está invisível.
    Entrei em contato com o Rodrigo Menezes e o Cristiano, não sabem o que acontece.
    Resultado: Desisti do F10 e voltei para o F9.
    Na realidade sou novato em Linux ( apenas 2 anos de Ubuntu e nos ultimos 6 meses, Fedora).
    Testei o F10 em outro PC mais antigo e apareceu a seta.
    A diferença entre o PC que testei e o meu são o seguinte:
    O meu PC:
    Mobo: Gigabyte GA-VM800PMC – 2 Gb de RAM – Pentium 4
    Chipset N – VIA P4M800 Pro / S – VIA VT8237R+

    Testei em um PC no serviço Mobo ASUS, Pentium 4, 512 RAM, placa grafica (será essa a diferença?)
    Sei lá o que acontece, mas uma coisa eu tenho certeza…

    NÃO VOU ABANDONAR O FEDORA

    Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s